Exame de Qualificação

O aluno deverá prestar Exame de Qualificação até dezoito (18) meses no nível de Mestrado e até 36 (trinta e seis) meses no nível de Doutorado a contar do seu ingresso no Programa de Pós-Graduação em Geologia, não podendo exceder a isso.

O Exame de Qualificação constará da apresentação de texto escrito e arguição pela Comissão Examinadora. O texto escrito deverá ser encaminhado a Coordenação do Curso de Pós-Graduação, impresso em três vias, e contendo:

  • Projeto da Dissertação ou Tese;
  • Estado da arte do tema proposto;
  • Metodologia utilizada no Projeto;
  • Meios disponíveis;
  • Análise dos resultados parciais obtidos;
  • Cronograma de execução;
  • Principais conclusões parciais e
  • Bibliografia atualizada.

A Comissão aprovada pela Coordenação do Curso, em comum acordo, fixará a data da arguição, dentro do prazo que não exceda a trinta dias contados a partir do encaminhamento, para Comissão Examinadora, do texto do Exame.

Para ser aprovado no Exame de Qualificação, o aluno deverá obter o conceito aprovado, de, pelo menos, dois examinadores.

O candidato não qualificado poderá repetir uma única vez o Exame de Qualificação em data a ser estabelecida pela Comissão Examinadora no dia da realização do primeiro, até um limite máximo de sessenta dias após o primeiro exame.

O aluno de mestrado que até dezoito meses após seu ingresso, tiver artigo, relacionado à sua dissertação, aceito por uma revista indexada poderá ser dispensado do Exame de Qualificação após ter solicitação pertinente aprovada pela Coordenação do Curso.
O aluno de doutorado que até vinte e quatro meses após seu ingresso, tiver artigo, relacionado à sua tese, aceito por uma revista indexada poderá ser dispensado do Exame de Qualificação após ter solicitação pertinente aprovada pela Coordenação do Curso.

A Comissão Examinadora do Exame de Qualificação será composta por três membros titulares e um suplente portadores de, no mínimo, título de doutor e com formação compatível com a área em que se insere o projeto de pesquisa do candidato, sendo que o orientador do candidato é seu membro nato.