gov.br

Programa de Pós-Graduação em Geologia

Área do conteúdo

Aula Magna da Pós-Graduação UFC: “A fonte de luz Sirius: uma nova era na ciência brasileira”

Data de publicação: 14 de fevereiro de 2019. Categoria: Notícias

Uma fonte de luz de altíssimo brilho, capaz de penetrar a matéria e revelar características de sua estrutura em escala inédita. Assim pode ser definida a fonte de luz Sirius, equipamento que promete inaugurar uma nova era na ciência, em desenvolvimento no Brasil pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Para discutir o potencial da fonte de luz Sirius, a Universidade Federal do Ceará traz a Fortaleza o diretor-geral do CNPEM, o físico Antonio José Roque da Silva. Ele é o convidado da Aula Magna da Pós-Graduação da UFC, que ocorre no dia 25, às 10h, no auditório do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O evento é aberto ao público.

Na ocasião da visita do Prof. José Roque, será assinado convênio entre UFC e CNPEM que permitirá o intercâmbio acadêmico entre estudantes de cursos de pós-graduação das duas instituições, em áreas como ciências exatas e da terra, engenharia, ciências biológicas, ciências agrárias, entre outras.

Maiores informações em http://www.ufc.br/noticias/12569-aula-magna-da-pos-traz-a-ufc-fisico-de-projeto-revolucionario-a-fonte-de-luz-sirius